porque a vida sim

é uma caixinha de SURPRESAS.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A vida adulta e os jacarés de pelúcia


ou como nunca deixa de rir com as coisas simples da vida.

Estava pensando, como parece chato essa coisa de virar adulto, as pessoas ficam mais sérias, mais responsáveis e blábláblá. Mas pensado melhor, ser adulto tem um monte de vantagens, como todas as fases da vida. Você tem seu próprio dinheiro, mais liberdade... O problema é se, ao crescer a pessoa pára de ficar feliz com as coisas simples da vida. Tem muito adulto chato que faz isso, mas acho que, crescer deixa de ser vantajoso e fica chato mesmo.
Todo mundo sabe que uma característica superdinâmica da infância é que basta mostrar qualquer coisa para um bebê ficar feliz – vamos supor um jacaré de pelúcia. Tu mostra o jacaré e ele fica hipnotizado. Natural, não? O bebê cresce e vira uma criança agitada. Ainda é fácil agradá-la. Ela já se encheu de jacarés de pelúcia, mas é só falar que está na hora de seu desenho preferido e pronto, lá está ela, explodindo de felicidade. Quando o bebê vira adolescente (cansei de falar bebê. Vai ser Beth, tá ? ), é a mesma coisa. Beth fica toda entusiasmada quando a mãe avisa que ela pode viajar com as amigas ou quando ganha uma saia linda.
Até que o tempo vai passando e a Beth faz, 20, 30, 40. E cada vez fica mais difícil deixa-la superalegre, com aqueles olhinhos brilhantes que ela tinha quando era pequena e lhe mostravam um jacaré de pelúcia. Beth mantém seu nível de felicidade mais ou menos instável, e é duro fazê-la ficar muito feliz. Coisas simples como descobrir um novo chocolate ou até mesmo ir a uma festa não a empolga tanto como antes, não só porque ela já vivenciou muitos lançamentos de chocolate e muitas festas, mas porque ela foi apagando dentro dela essa vulnerabilidade que até a fase adulta a gente tem de sobra.
Você conhece alguém como a Beth, que perdeu a vulnerabilidade ao simples depois de ficar adulto? Como se para crescer a gente tivesse que levar tudo a sério e só dar pulinhos de felicidade quando acontece algo realmente grande, tipo ter um filho? Acho que, quando a pessoa faz isso, as pequenas felicidades da vida perdem espaço e o dia-a-dia fica meio sem graça.
Eu sou daquelas que fazem questão de ser no melhor sentido da palavra – rir com comunidades idiotas do orkut, esquecer do mundo enquanto come um BigMac, enfim, ficar entretida com jacarés de pelúcia, (bem é uma metáfora, mas se você até hoje fica entretida com jacarés de pelúcia, nada contra.) Por isso acho que a vida adulta pode ser bem divertida sim. Você mantém seu espírito de antes e ainda por cima pode morar sozinha e sair de casa sem arrumar a cama.