porque a vida sim

é uma caixinha de SURPRESAS.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sempre vamos reclamar de tudo?


Você coloca no seu álbum do Orkut, fotos de pessoas de outros países sofrendo, mas se nega a levantar a bunda da cadeira para ajudar pessoas que batem a sua porta. Enche seu Orkut com palavras e frases em inglês, mas se esquece de dizer obrigado por estar vivo. Você se preocupa em estar com o cabelo sempre impecável, mas esquece que existem milhares de pacientes químicos de câncer que não se importariam desde que tivesse ao menos um fio de cabelo. Você vive reclamando que não tem nada para comer, mas esquece que realmente quem não tem nada para comer não tem forças nem para reclamar. Você mergulha em um mundo de fakes no Orkut, mas na real isso é porque você não tem coragem de assumir quem realmente você é ou porque tem vergonha de assumir que se preocupa mais em cuidar das vidas alheias? Você vive dizendo eu te amo para pessoas que mal conhece, mas esquece de repetir essas palavras para quem lhe deu a vida. Você vive reclamando que sua vida é uma droga, mas esquece que existem pessoas que lutam para continuarem nela. Reclama por ter que andar a pé alguns metros, mas nem lembra que muitos paraplégicos adorariam fazer esta caminhada. Você reclama que é sempre injustiçado pela vida, enquanto muitos morrem vítimas da violência. Quem realmente é injustiçado? Você porque perdeu o emprego? Ou ele que perderam a vida? Vive reclamando que as roupas já estão velhas e que você está gorda, horrível, como se beleza fosse algum tipo de doença, mas se esquece de que ainda NÃO HÁ cura para a AIDS. Vamos morrer reclamado de tudo, porque nunca estamos satisfeitos com nada. Ou nos contentamos com o que temos, ou envelhecemos precocemente reclamando da nossa vida e das vidas alheias também.

Aprenda a Gostar Mais de Você

Para garantir a sua auto-estima, habitue-se a aprender com suas falhas, sorrir em vez de franzir a testa e... veja lá com quem você anda.

Em nossa educação, falhar é pecado e, à medida que isso acontece, nossa auto-estima vai sendo cada vez mais lesada. No entanto, você já reparou que na vida a gente só aprende errando? Para aprender a andar, por exemplo, você caiu e levantou várias vezes. Para dirigir aconteceu a mesma coisa. Nas relações com outras pessoas, idem. Por isso é importante estarmos preparados para aprender com as nossas falhas. Se você diz: “Não quero falhar”, fica difícil progredir. Em troca, quanto mais você aprende com suas falhas, mais apta estará a fazer certo no dia seguinte. E assim, falhando, aprendendo, acertando, você aumentará a autoconfiança em si mesma e, portanto sua auto-estima. Os erros são grandes momentos de nossas vidas.

Outra boa dica para aumentar sua auto-estima é sorrir. Existe uma relação direta entre o sorriso e o sistema nervoso central. Quando você sorri, seu cérebro recebe uma mensagem de que está tudo bem e passa a agir positivamente. Aliás, as mulheres sorriem mais do que os homens e, como se sabe vive em média dez anos a mais. Então, nem que seja por economia, sorria. Para franzir a testa usamos 32 músculos e para sorrir 28.

Outro aspecto fundamental da auto-estima são as pessoas ao seu redor. Se você vive em terra de tartaruga é difícil que aprenda a pular como um sapo. Ou seja, vivendo em companhia de pessoas negativas, será mais difícil você desenvolver uma auto-estima sadia. Isso não significa deixar de lado as pessoas que precisam de você. Saiba, porem, escolher ambientes propícios à sua felicidade.

Finalmente, há pessoas que passam a vida procurando desenvolver seus pontos fracos: o certo é o contrário. Isto é, para aumentar sua auto-estima, deve concentrar-se em suas potencialidades – artísticas, profissionais, físicas – sem procurar esconde-las. Isso inclui uma refinada capacidade de adaptação. Imagine um jóquei (que tem que ser pequeno e leve pro cavalo agüentar) de 1,60m querendo jogar basquete. Ou um rapaz de 2m tentando ser jóquei. Nunca dará certo. Trabalhe, portanto no que você é forte que o resto se fortalece.

Da mesma forma, quanto mais se pensar em momentos bons, mais felicidade estará atraindo. A experiência do sucesso é importante porque mostra que ele pode se repetir. Concentre-se nela. Traga-a para o presente, com isso estará atraindo sucesso para o seu futuro. Quem faz o seu sucesso é você, mais ninguém.

É tão bom



É tão bom quando a gente sabe que existe alguém que gosta de nós. Que daria tudo para ficar do nosso lado. E é por ter essa certeza que não damos valor, chegamos a pensar que será assim para sempre. Mas não nos damos conta que tudo que é para ser para sempre, sempre acaba, assim como a vida. Por isso, podemos correr atrás do que julgamos ser melhor, mas não podemos esquecer que podemos fazer do que temos o melhor pra nós.
E às vezes de tanto procurarmos o melhor, acabamos não encontrando o que assim julgamos e voltamos sempre para o começo de tudo.

Ainda há tempo de evitar a destruição do mundo


Catástrofes ambientais, pai que joga a filha pela janela, namorado que mata namorada, a incessante caça as baleias. O mundo está pegando fogo. E não só as florestas, mas também os senados.

Um dia lindo de outono, até que a noticia corre o país de norte a sul: pai joga a filha do sexto andar. Tarde tranqüila de dezembro para alguns,enquanto a fome mata outros que até então sobreviviam apenas pela vontade de viver.

Em que mundo vivemos? Em um mundo em que deixamos a corrupção invadir nossa casa como o sol. Vivemos em um mundo onde um papelzinho no chão, jamais viraria uma montanha enorme de lixo. Dormimos sabendo que os políticos corruptos roubam a merenda dos nossos próprios filhos.

Vivemos em um ciclo vicioso: primeiro um papelzinho, depois um político, depois uma baleia. Até que ponto vai essa loucura? Até o dia em que não houver mais árvores para queimar, não ter mais dinheiro para roubar ou baleias para matar?

Ainda há tempo de corrigir os erros e evitar uma destruição maior. Não digo que devemos sair por aí matando os políticos ou levar as baleias pra casa ou fazer justiça com as próprias mãos. Mas digo que podemos fazer a nossa parte, gastando menos, economizando mais. Protestando de forma passiva e racional contra o que julgamos errado. Se cada um fizer a sua parte, desde separar o lixo ou até mesmo doar R$0,23 centavos para ONGs que ajudam crianças pelo mundo, ainda haverá grandes chances de nossos bisnetos se encontrarem em um passeio pela Amazônia, ainda verde.

Nossos heróis morrerão de overdose


Ronaldo, o jogador-fenônemo-pegador pegou tanto que resolveu mudar de time pra ampliar o campo de atuação. Britney, a namoradinha da América, depois de dar pra meia América, virou alcoólatra, perdeu os filhos e vive se internando nas clínicas de reabilitação. Paris-faz-nada-Hilton ganha a vida deixando “vazar” seus vídeos eróticos na Internet e fazendo cara de “vem me comer” pros fotógrafos de plantão. E agora mais esta: a Mulher Baleia, ops, Mulher Melancia que... ham... faz o que mesmo? Ah, claro! Mostra a bunda na Tv! Sim, esses são nossos ídolos.

E não, eles não se tornaram loucos, alcoólatras, drogados, depravados, fúteis e causadores de escândalos porque são nossos ídolos. Pelo contrário. Eles se tornaram nossos ídolos justamente porque são loucos, alcoólatras, drogados, depravados, fúteis e causadores de escândalos. Alguém se interessa pela vida ou pela carreira de Cláudia Raia? Mãe, atriz, dançarina, cantora. Alguém assistiria na Luciana Gimenez um especial com alguém que tivesse talento ao invés de 121 cm de bunda? Que tivesse voz ao invés de 500ml de silicone? Acho pouco provável.

Isso porque a tosqueira é inerente ao ser humano. Explico: o ser humano é tosco. No sentido exato da palavra. Grosseiro. Rude. Sem lapidação ou polimento. Li uma vez que homem gosta de ver mulher pelada, mesmo que seja índia velha na matéria do Fantástico. Achei isso de suma elegância e desenvolvimento intelectual. Coitado de Darwin! Deve estar se revirando no caixão uma hora dessa. Cadê a teoria da evolução?

A gente gosta de ver o pai que joga criança pela janela. A gente gosta de ver a puta que derruba governador. A gente gosta de ver a atriz bonitona que chifra namorado galã. A gente gosta de ver as mulheres que mostram a calcinha “sem querer” (ou a falta dela, na maioria das vezes). A gente gosta de ver a Britney ir parar na delegacia bêbada pela cinquentésima vez. A gente gosta de ver que a Paris Hilton nunca fez nada útil na vida e é ídolo. Que a Mulher Elefante, ops, Melanciiiiiia foi despejada de casa (tadinha!). Que o Ronaldo é humano e versátil (uh!). É do ser humano isso. A tosqueira está em você e está em mim (que sei disso tudo que está escrito aí em cima, ainda que nada disso vá mudar minha vidinha igualmente tosca).

A gente não tem exemplo. Nossos heróis são toscos. Nossos heróis são os Marcelos D2 que acendem um baseado bem na nossa cara. São os Lulas que não sabem de nada. São as Cicarellis que dão na praia. São as mulheres-melancia que dançam “créu” (vergonha alheia!). São os 50Cents que valem exatamente meio dólar. São os Snoop Doggs que colocam a mulher como objeto em seus clipes. São os travestis que vão pra Luciana Gimenez. São os jogadores que gostam de travestis e de putas. São as putas. Fomos nós que os elegemos nossos ídolos. Heróis. Nossos exemplos. Porque eles são a nossa cara. São nosso alterego. O reflexo daquilo que a gente admira no outro. O retrato mais fiel da nossa própria tosqueira.