porque a vida sim

é uma caixinha de SURPRESAS.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Aprenda a Gostar Mais de Você

Para garantir a sua auto-estima, habitue-se a aprender com suas falhas, sorrir em vez de franzir a testa e... veja lá com quem você anda.

Em nossa educação, falhar é pecado e, à medida que isso acontece, nossa auto-estima vai sendo cada vez mais lesada. No entanto, você já reparou que na vida a gente só aprende errando? Para aprender a andar, por exemplo, você caiu e levantou várias vezes. Para dirigir aconteceu a mesma coisa. Nas relações com outras pessoas, idem. Por isso é importante estarmos preparados para aprender com as nossas falhas. Se você diz: “Não quero falhar”, fica difícil progredir. Em troca, quanto mais você aprende com suas falhas, mais apta estará a fazer certo no dia seguinte. E assim, falhando, aprendendo, acertando, você aumentará a autoconfiança em si mesma e, portanto sua auto-estima. Os erros são grandes momentos de nossas vidas.

Outra boa dica para aumentar sua auto-estima é sorrir. Existe uma relação direta entre o sorriso e o sistema nervoso central. Quando você sorri, seu cérebro recebe uma mensagem de que está tudo bem e passa a agir positivamente. Aliás, as mulheres sorriem mais do que os homens e, como se sabe vive em média dez anos a mais. Então, nem que seja por economia, sorria. Para franzir a testa usamos 32 músculos e para sorrir 28.

Outro aspecto fundamental da auto-estima são as pessoas ao seu redor. Se você vive em terra de tartaruga é difícil que aprenda a pular como um sapo. Ou seja, vivendo em companhia de pessoas negativas, será mais difícil você desenvolver uma auto-estima sadia. Isso não significa deixar de lado as pessoas que precisam de você. Saiba, porem, escolher ambientes propícios à sua felicidade.

Finalmente, há pessoas que passam a vida procurando desenvolver seus pontos fracos: o certo é o contrário. Isto é, para aumentar sua auto-estima, deve concentrar-se em suas potencialidades – artísticas, profissionais, físicas – sem procurar esconde-las. Isso inclui uma refinada capacidade de adaptação. Imagine um jóquei (que tem que ser pequeno e leve pro cavalo agüentar) de 1,60m querendo jogar basquete. Ou um rapaz de 2m tentando ser jóquei. Nunca dará certo. Trabalhe, portanto no que você é forte que o resto se fortalece.

Da mesma forma, quanto mais se pensar em momentos bons, mais felicidade estará atraindo. A experiência do sucesso é importante porque mostra que ele pode se repetir. Concentre-se nela. Traga-a para o presente, com isso estará atraindo sucesso para o seu futuro. Quem faz o seu sucesso é você, mais ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário